Páginas

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Especialistas ensinam como planejar as compras, evitar o desperdício e gastar menos


Planejar a compra ajuda a evitar o desperdício. O ideal é ir ao mercado nos dias da semana, quando os produtos são entregues e estão mais frescos. Além disso, chegar bem cedo. Assim, é possível evitar que frutas, verduras e legumes tenham sido tão apertados. É um costume de muitos consumidores, na hora da escolha. E depois de passar de mão em mão, eles duram menos.

Maçã, mamão e pêra, por exemplo, qualquer marquinha ou amassado pode fazer com que estraguem logo. Já a banana, pode ter manchinhas pretas. Claro, vai amadurecer rápido, mas não vai afetar o sabor. A dica para o abacaxi é uma exceção. Tem que apertar.

“O ideal é que a base do abacaxi esteja mais úmida, um pouco mais mole quando você apertar. Se estiver úmido, ao apertar ele vai afundar um pouquinho”, diz engenheiro agrônomo. A laranja deve estar lisinha e brilhante. “Se ela estiver enrugada, significa que ela vai estar com menos suco do que esta aqui que está lisinha”, relata.
A mudança de hábitos não deve ocorrer só na hora da compra. Dentro de casa, o combate ao desperdício continua e é super importante. Para que os alimentos não estraguem, antes mesmo de serem consumidos, é preciso atenção. Pequenos cuidados, fáceis de serem colocados em prática no dia a dia.
Ao guardar, devem-se colocar na frente os produtos que vão vencer logo, tanto no armário quanto na geladeira. “Uma outra coisa para se observar na geladeira, é que tem alguns produtos que estão armazenados inadequadamente. Ou seja, quando diz que é pra manter, por exemplo, farinha de trigo, maisena e farinha mesmo, eles devem ser mantidos em ambiente seco, arejado e bem fechado. O q eles estão fazendo na geladeira?”, questiona a especialista em economia doméstica.
Mas a temperatura afeta muito os alimentos e o engenheiro agrônomo Gustavo Almeida também se importa com isso. “As folhosas é importantíssimo irem para a geladeira também. Todas devidamente embaladas, porque dentro da geladeira é seco, resseca o produto. Dentro da geladeira se perde a umidade do produto. Por exemplo, um milho verde que foi comprado ontem, ele já desidratou, não serve mais para o consumo, ao contrário, do outro milho que foi guardado dentro de um saco plástico e é possível reparar que nada de água se perdeu”, declara.
Para os biscoitos que se perdem porque as crianças não comem um pacote inteiro de uma vez: “é colocar um pedacinho de pão na embalagem. Porque não vai dar cheiro, não vai dar sabor, não vai dar nada, mas ela vai absorver mais esta umidade, fazendo com que a sua bolacha fique sequinha”, explica Junia Marise Sousa, especialista em economia doméstica da Universidade Federal em Viçosa, Minas Gerais. E quanto aos produtos embalados com líquidos, como palmito, azeitona e milho? Segue outra dica. “Se sobrar, guardar com o líquido. Porque o líquido, ele tem conservantes, que vão ajudar a durar mais tempo”, esclarece.


Nenhum comentário:

Postar um comentário