Páginas

segunda-feira, 26 de novembro de 2012


Estudo mostra relação entre Alzheimer e vitamina D

Pacientes com a doença apresentam níveis mais baixos da vitamina no organismo, apesar de a consumirem na alimentação

Alzheimer
Alzheimer: a doença atinge 7% da população brasileira acima de 65 anos, aproximadamente 1 milhão de pessoas.
Pesquisadores da Universidade de Kingston, em Londres, encontraram evidências de que pessoas com a doença de Alzheimer apresentam níveis menores de vitamina D armazenada no organismo, se comparadas a pessoas saudáveis ou pacientes que utilizam medicação para o tratamento dos sintomas cognitivos da doença. O artigo foi publicado na edição de novembro do periódico Current Alzheimer Research.
Durante seis meses, os pesquisadores analisaram amostras de sangue de 105 pessoas, divididas em três grupos: pacientes de Alzheimer tratados com acetilcolinesterase (que ameniza os sintomas cognitivos causados pela doença), pacientes que não usavam remédios e um grupo de controle composto por pessoas que não apresentavam a doença.
Os pacientes que não utilizavam a medicação tinham baixos níveis de vitamina D2 armazenada no organismo, enquanto as pessoas dos demais grupos apresentam níveis normais. Para os autores do estudo, os inibidores de aceltilcolinesterase podem contribuir para a absorção de vitamina D2 pelo organismo, o que explicaria porque as pessoas que não ingerem o medicamento teriam os níveis mais baixos da vitamina armazenados.
Armazenamento - Existem dois tipos de vitamina D. A D2 é obtida por meio de alimentos, principalmente peixes e derivados do leite. Já a D3 é produzida pelo organismo em contato com a radiação solar. A vitamina D2, após ser processada pelo organismo, é armazenada. Após esse processo, ela é denominada 25OHD2.
No caso desse estudo, os pacientes que não estavam se tratando tinha níveis baixos de 25OHD2, apesar de terem níveis mais altos de vitamina D2 em sua “forma bruta”, ou seja, a forma encontrada nos alimentos, do que os demais participantes da pesquisa. Para observar esses resultados, os pesquisadores desenvolveram um exame de sangue capaz de mostrar as quantidades das diversas variações de vitamina D no organismo.
Perspectivas - De acordo com Declan Naughton, coordenador do estudo, o próximo passo da pesquisa é descobrir a razão para esse baixo nível de vitamina D2 em sua forma armazenada. "Por se tratar de um estudo observacional, nós mostramos que pacientes de Alzheimer apresentam níveis muito baixos de vitamina D2 armazenada, mas ainda não sabemos se o Alzheimer influencia a vitamina ou o contrário", afima Naughton. Para ele, são necessários mais estudos nessa área, mas as descobertas atuais podem abrir um caminho para intervenções médicas que corrijam os níveis de vitamina D nos pacientes.
Ivan Okamoto, neurologista do Hospital Albert Einstein, explica que ainda não existem muitos estudos sobre a relação entre a vitamina D e o Alzheimer , mas ela tem sido muito utilizada por geriatras, que recomendam suplementações para pacientes que apresentam baixos níveis da substância. Para ele, apesar de ainda ser cedo para saber aonde a relação entre a vitamina D e o Alzheimer vai levar, pequenas descobertas podem causar uma grande repercussão no futuro. "Antigamente não se falava sobre algumas proteínas que existem no cérebro e que hoje são as principais causadoras de alterações identificáveis na doença", afirma.
A vitamina D está relacionada com a formação de ossos e dentes, além da proteção contra doenças cardiovasculares e neurológicas. "A maioria das pessoas associa a vitamina D com a exposição ao sol. A ideia de que a falta da forma armazenada [da vitamina] originada de alimentos como óleos de peixe pode estar relacionada ao desenvolvimento e progressão do Alzheimer certamente deve ser mais pesquisada", afirma Naughton.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, aproximadamente 1,2 milhão de pessoas vivem com Alzheimer no Brasil.
CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Low 25OH vitamin D2 levels found in untreated Alzheimer's patients, compared to acetylcholinesterase-inhibitor treated and controls

Onde foi divulgada: periódico Current Alzheimer Research

Quem fez: Shah I, Petroczi A, Tabet N, Klugman A, Isaac M e Naughton DP

Instituição: Universidade de Kingston, em Londres

Dados de amostragem: 105 pessoas, sendo 70 pacientes com Alzheimer e 35 do grupo de controle

Resultado: Pacientes que não faziam tratamento com remédios apresentavam níveis baixos de vitamina D2 armazenada (25OHD2), apesar de apresentaram a vitamina em sua forma presente em alimentos.

fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/estudo-mostra-relacao-entre-alzheimer-e-vitamina-d

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Fabricantes de adoçantes são multadas em R$ 325,5 mil


Para o Ministério da Justiça, consumidor foi induzido a acreditar que comprava produto à base de stevia, mas a quantidade comercializada era mínima

As fabricantes de adoçantes Stevia Brasil Indústria Alimentícia e Gold Nutrition Indústria e Comércio foram multadas em 325,5 mil reais por propaganda enganosa e falta de informações a respeito da composição dos produtos. A informação foi divulgada na tarde desta terça-feira pelo Ministério da Justiça (MJ), que chegou a esse total de multa após processo de investigação que teve início há sete anos.
Na avaliação do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), órgão da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), que pertence ao MJ, o consumidor foi induzido a acreditar que comprava um produto à base de stevia – nome pelo qual são comercializados os edulcorantes naturais de steviosídeo. Na realidade, de acordo com o DPDC, a quantidade da substância que dá nome ao produto é "mínima". O MJ explicou que, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o glicosídeo de steviol é o nome do aditivo alimentar com função edulcorante, que dá o sabor doce aos alimentos.
O diretor do DPDC, Amaury Oliva, disse, por meio de nota, que os rótulos dos produtos Doce Menor Stevia Mix e Stevip tinham informações inadequadas. Isso porque, além do ingrediente natural, os adoçantes contavam com outros ingredientes químicos artificiais, como o ciclamato de sódio e a sacarina. "O nome do produto e as informações incompletas sobre a composição induziram o consumidor ao erro", considerou. De acordo com Oliva, é dever do fornecedor garantir a informação correta e clara sobre as características dos produtos que comercializa.
Para chegar ao valor da multa, o DPDC levou em consideração os critérios do Código de Defesa do Consumidor e a quantidade de adoçantes vendidos pelas empresas. Como de praxe, o montante precisa ser depositado para o Fundo de Defesa de Direitos Difusos do MJ. Eles serão aplicados em projetos de proteção ao meio ambiente, patrimônio público e defesa do consumidor.
Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/economia/fabricantes-de-adocantes-sao-multadas-em-r-325-5-mil

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Anvisa muda regras para alimentos light e dados nutricionais nos rótulos


Medida é para termos como 'alto/baixo teor, rico em fonte de e não contém’. Decisão vai valer para o que for fabricado a partir de 1º de janeiro de 2014.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alterou os critérios para definir alimentos light e informações nutricionais nos rótulos dos produtos, que incluem termos como "alto/baixo teor, rico em, fonte de, e não contém".
A decisão vai valer para o que for fabricado no país a partir de 1º de janeiro de 2014. E a medida também servirá para ajustar as normas do Brasil com as do Mercosul, o que deve facilitar a circulação dos itens exportados.
As novas regras valem para alimentos com gorduras trans, ômega 3, 6 e 9, e sem adição de sal. Além disso, para que os esclarecimentos e as advertências fiquem visíveis nas embalagens, as marcas devem usar o mesmo tipo de letra do restante do rótulo, com pelo menos metade do tamanho das outras informações e cor contrastante com o fundo.Segundo a resolução da Anvisa, os alimentos só poderão ser chamados de light se tiverem algum nutriente reduzido na composição, em comparação ao produto convencional.
A resolução, porém, não abrange alimentos para fins especiais, águas envasadas, sal de mesa, bebidas alcoólicas, aditivos, especiarias, vinagre, café, erva-mate e outras espécies vegetais usadas no preparo de chás.
Para o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, os novos critérios devem melhorar o entendimento e a identificação dos produtos pelos consumidores e pelos profissionais de saúde. Isso pretende evitar práticas enganosas, como uma marca que usa proteínas incompletas ou de baixa qualidade alegar que seja fonte de proteínas.
Barbano explica que um exemplo típico são os óleos vegetais que dizem não conter colesterol. Nesse caso, nenhum óleo vegetal fabricado pela indústria brasileira apresenta colesterol, ou seja, essa não é uma característica específica de uma marca ou outra.
Para que a medida seja aplicada, a Anvisa também mudou a base de cálculo das informações nutricionais. Antes, os critérios eram definidos a cada 100 g ou 100 ml de alimento. Agora, será estabelecida uma porção.

Fonte:http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/11/anvisa-muda-regras-de-alimentos-light-e-dados-nutricionais-nos-rotulos.html

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Pesquisador transforma bagaço da cana, cevada e casca de frutas em salgadinhos

Máquina "recicla" bagaço de cana e produz farinha para salgadinhos nutritivos; à direita, biscoito feito com farinha de arroz e casca de maracujáMáquina "recicla" bagaço de cana e produz farinha para salgadinhos nutritivos; à direita, biscoito feito com farinha de arroz e casca de maracujá.

De salgadinhos a sopas instantâneas, passando por bebidas, o aproveitamento de resíduos industriais pode contribuir para a produção de alimentos de qualidade e, ainda por cima, mais baratos.
Carlos Wanderlei Piler de Carvalho, pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos, coordena projeto que reaproveita bagaço de cana de açúcar, de cevada, cascas de maracujá e arroz quebrado para desenvolver alimentos nutritivos, saborosos, funcionais e, principalmente, a custos mais baixos.
"Além de oferecer um destino para rejeitos produzidos nas indústrias sucroalcooleira, de sucos e de cerveja, representa também vantagem econômica para quem produz e para quem consome, além de ser benéfico para o meio ambiente", explica Piler.
A técnica utilizada para a produção desses alimentos já é conhecida. Apesar do nome pouco sonoro, a extrusão termoplástica - processo de tratamento térmico, que por uma combinação de calor, umidade e trabalho mecânico, modifica profundamente as matérias primas, dando-lhes novas formas, estruturas e características funcionais e nutricionais - tem resultados bastante apreciados.
Na máquina extrusora podem ser colocados junto à farinha de arroz, separadamente, o bagaço da cana de açúcar, o da cevada ou a casca de maracujá. Submetidos a altas temperaturas, que podem superar os 120º Celsius na hora do cozimento, o produto é moldado em formato de salgadinho ou cereal matinal.
"Para obter diversos efeitos no produto final, podemos alternar a força mecânica e a temperatura e adicionar outros ingredientes. Para que um biscoito fique mais aerado e crocante, por exemplo, incluímos mais farinha de arroz. Esta mistura também é necessária para que os produtos tenham mais sabor, além de melhor textura", diz o pesquisador. 
De acordo com Piler, o produto mais difícil de ser processado é o bagaço da cana, por ser bastante fibroso. "Ele contém cerca de 30% de lignina, a mesma fibra da casca das árvores. Mas seu alto teor de celulose, parte de fibra insolúvel, traz benefícios para o consumidor, ajudando a regular o intestino. Além disso, ele possui um sabor adocicado", garante o pesquisador. 
Com a farinha do bagaço da cana ou com o da cevada, ricos em fibras, é possível desenvolver pães, biscoitos e sopas. Já a farinha da casca do maracujá serve para criar bebidas cremosas e biscoitos. O pesquisador orienta um grupo de doutorandos que estuda a fabricação de uma bebida nutritiva à base de cereais, entre eles o arroz.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2012/10/26/bagaco-de-cana-cevada-e-casca-de-frutas-viram-comidinhas-nutritivas.htm

terça-feira, 6 de novembro de 2012

EUA investigam cinco mortes relacionadas ao consumo de bebida energética


A FDA, agência que controla a comercialização de alimentos e medicamentos nos Estados Unidos, anunciou nesta terça-feira (23) que vai investigar se cinco mortes no país estão relacionadas ao consumo de bebida energética. O órgão decidiu abrir o inquérito após receber a denúncia da mãe de Anais Fournier, que morreu em 23 de dezembro do ano passado após sofrer uma arritmia cardíaca.
Segundo o advogado da família de Maryland, a jovem de 14 anos teve uma parada cardíaca enquanto assistia a um filme na TV. Ela foi levada ao hospital inconsciente, mas morreu, segundo a autópsia, pelo excesso de cafeína no organismo que impediu seu coração de bombear sangue.
Anais tomou, em um período de 24 horas, duas latas grandes de 24-oz (cerca de 750 mililitros) que contêm cerca de 240 miligramas de cafeína cada - ou sete vezes mais a quantidade de estimulante da lata de 350 mililitros de refrigerante de cola.
Desde então, os pais tentam provar que a morte da sua filha está ligada ao consumo do energético Monster Energy Drink. Segundo eles, a empresa Monster Beverage falhou em não alertar sobre os riscos da bebida - a marca responde por mais de 30% do mercado e só fica atrás da gigante Red Bull nos Estados Unidos. Além da investigação da agência, a Monster Beverage também está sendo processada pela família de Anais. Um porta-voz da empresa disse que seus produtos eram seguros e que a marca desconhecia qualquer fatalidade causada por suas bebidas.
“Com cores brilhantes e nomes sugestivos, essas bebidas atingem adolescentes sem supervisão ou prestação de contas [à sociedade]. Essas bebidas são armadilhas mortais para jovens, meninos e meninas em fase de desenvolvimento como a minha filha, Anais”, disse a mãe Wendy Crossland à imprensa norte-americana. “Fiquei chocada em saber que a FDA pode regular a quantidade de cafeína em uma lata de refrigerante, mas não nesse tipo de bebida.”Leia mais

sábado, 3 de novembro de 2012

Alimentos causam quase 1/3 das emissões do efeito estufa, diz estudo


Entre as recomendações do novo estudo está a promoção do vegetarianismo


     A produção de alimentos responde por até 29% das emissões humanas de gases do efeito estufa, o dobro do que a ONU estimava, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira, 31.
A diferença ocorre porque a ONU avaliou apenas as emissões decorrentes da agricultura, ao passo que a entidade de pesquisas agrícolas CGIAR levou em conta também o desmatamento, a produção de fertilizantes e o transporte dos produtos agrícolas.
     O relatório, intitulado Mudança Climática e Sistemas Alimentares, estima que a produção de alimentos gere entre 19% e 29% de todas as emissões humanas. A estimativa da ONU era de 14%.
   "Do ponto de vista alimentar, (a abordagem da ONU) não faz sentido", disse Bruce Campbell, diretor do programa de pesquisas da CGIAR sobre mudança climática, agricultura e segurança alimentar.
     Muitos países poderiam fazer uma economia significativa se reduzissem suas emissões, segundo ele. "Há boas razões econômicas para melhorar a eficiência na agricultura, não só para reduzir as emissões de gases do efeito estufa."
     A China, por exemplo, poderia reduzir fortemente suas emissões se melhorasse a eficiência na fabricação de fertilizantes. Na Grã-Bretanha, seria mais vantajoso consumir carne de cordeiro importada de fazendas mais eficientes na Nova Zelândia, em vez de criar seus próprios animais.
      Outra recomendação do relatório é para que o mundo altere sua dieta, dando preferência ao vegetarianismo. O cultivo de alimentos para vacas, porcos e ovelhas ocupa muito mais terras e emite mais gases de efeito estufa do que a manutenção de lavouras para consumo humano.
     Outro relatório do CGIAR indica que a mudança climática deve reduzir nas próximas décadas a produtividade dos três produtos agrícolas que mais fornecem calorias à humanidade - milho, trigo e arroz - nos países em desenvolvimento.
     Isso obrigaria alguns agricultores a optarem por cultivos mais tolerantes ao calor, a inundações e a secas, de acordo com o segundo relatório, intitulado Recalibrando a Produção Alimentar no Mundo em Desenvolvimento.
     Cultivos mais resistentes, como inhame, cevada, feijão-fradinho, milheto, lentilha, mandioca e banana, podem preencher o espaço deixado por produtos mais sensíveis, diz o estudo.
        "Os sistemas agrícolas mundiais enfrentam uma árdua luta para alimentar projetados 9 a 10 bilhões de pessoas em 2050. A mudança climática introduz um obstáculo significativo pra essa luta", disse o texto. A população mundial atualmente está ligeiramente acima dos 7 bilhões.
     O estudo diz também que o aquecimento global, atribuído por cientistas da ONU à atividades humanas como a queima de combustíveis fósseis, implica riscos para a produção alimentar além das lavouras, por gerar problemas também no armazenamento e transporte.