Páginas

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

10 mitos sobre alimentos

Alimentos como leite, ovo e maionese já entraram na lista de itens proibidos na cesta do supermercado de muitas pessoas, apesar de serem inocentes e até benéficos se consumidos com moderação. O endocrinologista e consultor do programa Bem Estar da rede globo, Alfredo Halpern, elaborou uma lista com 10 mitos sobre alguns alimentos, que segue abaixo:

  1. Café deixa as pessoas mais aceleradas.
    Verdade: A cafeína atua como estimulante, e a ingestão em excesso pode provocar irritabilidade, ansiedade, agitação, dor de cabeça e insônia. No caso da dor de cabeça, mais de três xícaras por dia podem fazer mal.

  2. Leite faz bem para os ossos.
    Verdade: Segundo o Ministério da Saúde, o leite é a melhor fonte de cálcio, mineral essencial à saúde dos ossos. Adultos devem preferir o tipo desnatado. Três porções de leite e derivados por dia são suficientes.

  3. Leite piora alergias e asma.
    Mentira: Apenas pessoas com intolerância à lactose ou com recomendação médica não devem consumir leite.

  4. Maionese industrializada tem gordura demais e é muito calórica.
    Mentira: Não há problema se o consumo for moderado, porque a maionese é feita à base de gorduras vegetais.

  5. Chocolate tem gordura, mas pode fazer bem e dar sensação de felicidade.
    Verdade: O consumo moderado do chocolate escuro já é aceito por médicos e nutricionistas, principalmente por causa da presença de antioxidantes, que previnem doenças e retardam o envelhecimento. Também estimula a produção de serotonina, que atua sobre o bem-estar.

  6. Azeite de oliva é uma gordura ruim.
    Mentira: Até uma colher de sopa diária é aceitável. Ao contrário das gorduras saturadas, as insaturadas presentes no azeite não causam problemas de saúde, exceto quando consumidas em grande quantidade.

  7. Castanha de caju é gordurosa, mas diminui o colesterol.
    Verdade: Consumida com moderação (uma colher de sopa por dia), pode ajudar a reduzir as taxas do colesterol ruim, o LDL.

  8. Castanhas contribuem para reduzir o risco de doenças cardíacas e diabetes.
    Verdade: Castanhas contêm gorduras monoinsaturadas, magnésio e zinco, além de vitaminas e minerais que favorecem o equilíbrio do organismo e evitam doenças. O ideal é consumir uma colher de sopa por dia, sem sal.

  9. Ovo aumenta os níveis de colesterol.
    Incerto: Ovos têm muitas proteínas, gorduras insaturadas, vitaminas do complexo B e colesterol, mas não há evidências de que o consumo afete negativamente essas taxas. Até dois ovos cozidos por dia são aceitáveis, substituindo a carne.

  10. Chá verde ajuda a queimar calorias e emagrecer.
    Verdade: O principal composto do chá verde tem antioxidantes e ativa a queima de gorduras. O recomendado é fazer o chá com as ervas naturais e tomar até 3 xícaras por dia. O chá só não deve ser consumido por quem tem hipertensão, hipotireoidismo ou insônia.
Reportagem modificado do site do programa Bem Estar.
Reportgem completa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário