Páginas

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Fábrica de Sopas está quase pronta na Venezuela

A Embrapa Agroindústria de Alimentos está apoiando a instalação de uma agroindústria de sopas que beneficiará mais de 1.100 famílias em uma agrovila na Planicie de Maracaibo, Venezuela. A agrovila, que faz parte do Projeto Agrario Socialista El Diluvio, na Planície de Maracaibo, que fica próxima à fronteira com a Colômbia. O projeto é uma das estratégias da Venezuela para ocupação e controle da região. 

Desde o início de 2010, a Embrapa tem prestado consultoria junto a técnicos do governo venezuelano e da construtora Odebrecht, empresa responsável pela abertura de um canal de irrigação com 40 km de extensão e pelas obras de infraestrutura da agrovila, para fomentar o plantio de hortículas e instalação de uma agroindústria. 

O objetivo da fábrica é aproveitar o excedente da produção agrícola (batata, tomate, repolho, abóbora, couve, mandioca, feijão e milho) em benefício da comunidade. Com a fábrica, serão produzidas sete tipos de sopa, em desenvolvimento pela Universidade da Venezuela, formuladas de acordo com o gosto popular, que serão distribuídas em latas de quatro quilos destinadas às famílias da agrovila, escolas, armazéns, presídeos e instalações do exército. 

De acordo com Murillo Freire, pesquisador e chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agroindústria de Alimentos, a opção pela sopa mostrou-se a mais viável e econômica. “Tínhamos que aproveitar o excedente agrícola e a qualificação da mão-de-obra disponível”. 

O projeto está em fase final de obras. A próxima etapa será de instalação de equipamentos, estruturação do quadro de funcionários, treinamento e início efetivo das atividades. A Embrapa Agroindústria de Alimentos continuará prestando consultoria ao empreendimento. 


Outras informações: 
Pesquisador Murillo Freire (mfreire@ctaa.embrapa.br) 
Embrapa Agroindústria de Alimentos 
21 3622 9646

Jornalista Soraya Pereira (MTB 26165/SP) 
Embrapa Agroindústria de Alimentos 
21 3622 9739 – soraya@ctaa.embrapa.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário