A Walt
Disney vai parar de aceitar anúncios de junk-food em sua televisão, no rádio e
nos programas online voltados para crianças e lançará um selo próprio para
alimentos que considerar nutritivos, apostando na campanha contra a obesidade
infantil nos Estados Unidos.
O presidente-executivo da Disney,
Bob Iger, e a primeira-dama norte-americana, Michelle Obama, anunciaram as
iniciativas nesta terça-feira em Washington, confirmando os detalhes dados por fontes à Reuters na
segunda-feira.
A iniciativa da Disney, dona da rede ABC e de uma série de
canais a cabo, segue-se à proposta feita na semana passada pelo prefeito de
Nova York, Michael Bloomberg, de proibir a venda de bebidas açucaradas com mais
de meio litro na maioria dos restaurantes, cinemas, delis e carrinhos de comida
da cidade para combater a obesidade.
Os Estados Unidos enfrentam uma epidemia de obesidade. Quase um
terço das crianças norte-americanas está acima do peso ou é obesa, e um
relatório do Instituto de Medicina disse que o marketing do junk-food contribuía para a obesidade infantil.
O conglomerado de mídia e entretenimento introduziu diretrizes
voluntárias em 2006 proibindo o licenciamento do Mickey e de outros personagens
da Disney para alimentos que não atendam exigências nutricionais mínimas.
(Reportagem de Lisa Richwine e Ronald Grover)
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