Páginas

quinta-feira, 20 de junho de 2013

FAO e Embrapa discutem apoio à produção de quinoa no Brasi

Com mais de 7 mil anos de história e nomeada como um “super alimento” pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a quinoa foi tema de um workshop técnico organizado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O evento aconteceu nesta quinta-feira (13).
“No Ano Internacional da Quinoa, a ideia da FAO é não somente compartilhar informação, mas também unir forças em prol da quinoa como ferramenta de combate à fome”, disse Alan Bojanic, representante da agência das Nações Unidas no Brasil.
O encontro na sede da Embrapa Cerrados, unidade de pesquisa ecorregional que já há alguns anos trabalha na pesquisa para a adaptação da quinoa ao Brasil, contou com a participação de pesquisadores – como Carlos Spehar, da Universidade de Brasília, pioneiro no estudo e desenvolvimento da produção da quinoa no Brasil – bem como também de produtores – como Sebastião Conrado, que trabalha em parceria com a Embrapa na produção de sementes.
encontro com diversos atores da cadeia de produtiva elencou os desafios e oportunidades da quinoa no Brasil.
A falta de informação sobre demanda e produção de quinoa no Brasil foi um dos problemas detectados, assim como uma série de questões técnicas relacionadas à adaptação do grão às características brasileiras.
“Este é um primeiro passo em uma longa caminhada. A FAO está comprometida em continuar trabalhando com a Embrapa na promoção da quinoa no Brasil. Com certeza, o nosso trabalho não acaba no dia 31 de dezembro, quando termina o Ano Internacional da Quinoa, que é só um marco inicial”, afirmou Bojanic no encerramento do encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário