Páginas

domingo, 1 de dezembro de 2013

Embrapa quer desenvolver alface com mais vitamina para tratar depressão

     Pesquisadores da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) de Brasília estão tentando desenvolver um alface com nível mais alto de folato, ou vitamina B9, para prevenir e tratar a depressão. Experimentos com foco no aumento desse nutriente já têm sido feitos para prevenção de casos de anencefalia e de má formação do tubo neural.

     As pesquisas com o folato na alface são coordenadas pelo pesquisador Francisco Aragão, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, que apresentou na Embrapa Hortaliças, em setembro de 2012, seminário sobre o trabalho que vinha desenvolvendo para modificar geneticamente uma variedade de alface visando aumentar a presença da vitamina por meio do processo de biofortificação.

     Ao assistir a apresentação, a pesquisadora Leonora Mattos, também da Embrapa, percebeu que as pesquisas tinham semelhanças com a que ela vinha desenvolvendo com a abóbora. Ambos decidiram, então, atuar em conjunto e ampliar o foco inicial - além das mulheres grávidas, a depressão também iria fazer parte dos testes com alface biofortificada.

     O folato, sal do ácido fólico, já existe no alface, mas em pequena quantidade. Segundo a pesquisadora, trabalhos indicam que o nutriente tem efeito positivo nos casos de depressão.

     Os trabalhos contam com a participação do Departamento de Nutrição Humana da Universidade de Brasília (UnB). Testes com alface já foram feitos in vitro. Agora, devem ser iniciados estudos com ratos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário