Páginas

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Entenda...

Alimentos funcionais: alimentos ou componentes alimentares que ajudam a reduzir o risco de doenças crônicas além das suas funções básicas de nutrição. Outros termos que têm sido usados como sinônimos de alimentos funcionais são alimentos protetores, alimentos medicinais e farmalimentos.

Alimentos fortificados: um tipo de alimento funcional que é incrementado ou fortificado com nutrientes ou outros componentes alimentícios, para prevenir ou tratar doenças. Suco de laranja fortificado com cálcio é um exemplo de alimento fortificado. Também podem ser chamados de alimentos enriquecidos ou aditivados.

Nutracêuticos: produtos isolados dos alimentos e vendidos como remédios para ajudar a prevenir ou tratar de doenças, como ômega-3, ácidos graxos ou fitoestrógenos.

Na dúvida, escolha os alimentos funcionais naturais

Enquanto os pesquisadores e a indústria alimentícia continuam a procurar novas formas de vincular os produtos alimentícios à prevenção e ao tratamento de doenças, lembre-se de que a natureza fornece alimentos funcionais em abundância. Sabemos que frutas, legumes e verduras, assim como grãos integrais, legumes, nozes e sementes são exemplos de alimentos nutritivos carregados de fitonutrientes que podem reduzir o risco de câncer, doenças do coração, hipertensão e muitas outras doenças crônicas. Não importa o que  o futuro possa trazer em relação aos alimentos funcionais, você não correrá riscos de errar se optar pelo básico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário