Páginas

domingo, 11 de dezembro de 2011

Durante o verão, cuidados com alimentação devem ser redobrados


O verão chega oficialmente na madrugada de 22 de dezembro. Segundo o Inpe (Instituno Nacional de Pesquisas Espaciais), ele começará às 02h30 (hora de Brasília). Apesar disso, a população já está sentindo os efeitos das altas temperaturas  e consumindo alimentos mais leves. Conservar os alimentos durante o período mais quente do ano, no entanto, requer cuidados especiais.
População prefere consumir produtos naturais como frutas em épocas de calor (Foto: Adriane Souza/G1)
População prefere consumir produtos naturais, como frutas, em épocas de calor (Foto: Adriane Souza/G1)
"As pessoas saem mais de casa com o calor e buscam uma alimentação menos pesada, então procuram por frutas, verduras e legumes”, declara Antônio Marcos Lopes Utyama, comerciante responsável por uma loja especializada em frutas, verduras e legumes no Mercado Municipal de Sorocaba, interior de São Paulo. E, com o termômetro beirando os 30 graus, ele afirma que o cuidado com a conservação dos alimentos deve ser redobrado.
O calor faz com que os alimentos durem menos. “Alimentos perecíveis e manipulados não devem permanecer em temperatura ambiente por mais de duas horas”, aponta a nutricionista e professora da (Universidade de Sorocaba (Uniso), Márcia Mendes. Ela apontando os maiores vilões nesta época: carnes, leite e ovos. Segundo a especialista, estes três alimentos precisam de atenção especial pois estragam facilmente no calor.
Entre as consequências da má conservação dos alimentos está o aparecimento da bactéria Salmonella. “Ela pode ser transmitida pela ingestão de alimentos crus ou mal cozidos contaminados por fezes, que em temperaturas quentes se proliferam rapidamente”, aponta a nutricionista. Se consumidos, os alimentos contaminados poderão causar infecção ou intoxicação alimentar. Os sintomas poderão aparecer de duas a quatro horas após a ingestão, apresentando náuseas, vômitos, febre, cólicas intestinais e diarréia.
Cuidados para manusear alimentos
1. Lavar bem as mãos antes de se alimentar ou preparar os alimentos;
2. Evitar consumir alimentos à base de carne crua ou mal passada, nem mesmo os industrializados;
3. Redobrar a atenção com o preparo e cozimento da carne de frango e galinha;
4. Ter cuidado com os ovos, que devem ser bem cozidos. Lembre-se de que pratos, como a maionese feita em casa, por exemplo, incluem a adição de ovos crus como ingrediente;
5. Beber só leite pasteurizado ou fervido;
6. Lavar bem verduras, legumes e frutas. Deixe-os mergulhados em água com hipoclorito de sódio ou uma colher de chá de água sanitária (p/ cada litro de água)
7. Lave bem os utensílios de cozinha, especialmente quando usados na preparação de carnes cruas;
8. Mantenha os ovos sob refrigeração

Para ler a reportagem na íntegra:


Nenhum comentário:

Postar um comentário