Páginas

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Metais em alimentos deverão ser reduzido por norma.


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) colocou ontem em consulta pública uma resolução que restringe os limites de cobre e cromo em alimentos e bebidas. Alguns produtos industrializados apresentam as duas substâncias em sua composição como resultado de falhas do processo de fabricação.
A norma proposta pela Anvisa reduz os limites máximos de cromo presente em gelatinas. Já a redução de cobre é proposta para bebidas alcoólicas, doces e frutas em caldas, doce, massa e pasta, cacau, café, sal e óleos.
Ângela Fagundes de Castro, da gerência de inspeção e controle de riscos de alimentos da agência, afirma que a nova norma foi preparada para se adequar ao padrão dos países do Mercosul.
"Quando estão em excesso no organismo, metais como cromo e cobre podem provocar uma série de prejuízos à saúde", afirma a técnica. O cobre, por exemplo, quando em grandes quantidades, se deposita no fígado e no cérebro, aumentando o risco para depressão. O cromo, por sua vez, provoca fadiga e perda de apetite.
A consulta pública da Anvisa ficará disponível na internet durante 60 dias para contribuições. Definido o texto final, de acordo com Ângela, não será necessário um período longo para as indústrias se adequarem às novas regras.
Fonte:http://www.estadao.com.br/noticias/

Nenhum comentário:

Postar um comentário