Páginas

sexta-feira, 20 de abril de 2012

”O Impacto da Conservação do Alimento na Saúde Pública” - Audiência Pública na Comissão de Assuntos Sociais no dia 29 de março


”O Impacto da Conservação do Alimento na Saúde Pública”
    As pessoas que participaram da audiência, exceto os profissionais da área de alimento, ficaram boquiabertos com as informações.
    A Dra. Licínia de Campos, membro do Conselho Técnico da SIC - Serviço da Informação da Carne, mostrou dados e fotos de pessoas com DTA’s (Doenças Transmitidas por Alimentos).
  A Dra. Vera Megumi Kawasaki, diretora da SBGAN - Sociedade Brasileira de Gastronomia e Nutrição, com seu jeitinho meigo e professoral, mostrou de forma didática a questão técnica e principalmente a necessidade de chegar as informações ao consumidor para que conheça e se defenda das DTA’s.
   O Sr. Márcio Milan, vice-presidente da ABRAS - Associação Brasileira de Supermercados, informou que o setor está empenhado em treinamento e modernização dos equipamentos de refrigeração. A ABRAS será parceira na divulgação ao consumidor e disse do interesse do varejo em participar da campanha.
  O Sr. Fernando Cabral, diretor da ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, disse o máximo interesse da entidade em participar por ser o final da cadeia alimentícia e sugeriu buscar os grandes fornecedores para reforçar na divulgação da campanha.
   O Dr. Ronnie Pizzi, diretor da ABEA – Associação Brasileira de Engenheiros de Alimentos, explanou os investimentos e os cuidados nos processos de fabricação dos alimentos. Porém se mostrou preocupado com a cadeia de frio durante o transporte até o armazenamento no varejo. Destacou que todo investimento e cuidados durante a fabricação do alimento pode se perder sem os cuidados na conservação, principalmente do controle de temperatura. E mais, a indústria também é a grande perdedora em sua imagem perante o consumidor.
Finalmente o Dr. Dirceu Barbano, diretor presidente da ANVISA, esteve com seis dos principais assessores da agência:
     - fizeram uma apresentação aterradora dos números oficiais, que representam segundo eles 10% do real: 130.000 casos de DTA’s, 120 mortes e 370 surtos (quando duas pessoas ou mais apresentam os mesmos sintomas).
     - reconheceu que as vigilâncias sanitárias não conseguem e não terão condições de fiscalizarem todos os pontos de venda no Brasil!
     - afirmou a extrema importância do tema para a melhoria da saúde publica e na diminuição dos gastos na área de saúde.
   - finalizou criando um Grupo de Trabalho permanente na ANVISA com a participação de entidades da área de alimentação e varejo para estudar e sugerir ações que possam minimizar os problemas causados por DTA’s. Poderá se estender a outros ministérios como Educação e Turismo.
   O consenso foi que o processo é cultural e começa com a divulgação das informações para o consumidor. A colaboração em verificar a correta conservação do alimento, principalmente a “TEMPERATURA CERTA”, trará os benefícios à toda família brasileira.
     A campanha vitoriosa do “Prazo de Validade” é um exemplo de como poderemos criar hábitos saudáveis.
   O senador Cyro Miranda agradeceu a todos participantes e senadores presentes, afirmando que o senado será parceiro desta importante causa em favor da Saúde Pública

Fonte: ABEA

Nenhum comentário:

Postar um comentário