Páginas

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Criança que faz refeições em família come mais frutas e verduras


Segundo pesquisa, ter pais que consomem com frequência esses alimentos e morar em uma casa com grande variedade de vegetais também são fatores contribuem com boa alimentação das crianças

Alimentação

O estudo mostrou que, em média, as crianças inglesas consomem 293 gramas por dia de frutas e verduras, o que equivale a 3,7 porções (Thinkstock)
O hábito de realizar refeições junto com pais e familiares faz com que as crianças consumam mais frutas, legumes e verduras. E, quanto maior a frequência com que isso ocorre, maiores são as chances de o jovem atingir as recomendações diárias de ingestão desses alimentos. É o que mostra uma pesquisa realizada na Inglaterra e publicada nesta quarta-feira no periódico Journal of Epidemiology and Community Health. Ainda segundo o estudo, que foi feito na Universidade de Leeds, na Grã-Bretanha, outros fatores, como a dieta dos pais e a variedade de vegetais disponíveis na casa da criança, também ajudam a elevar esse consumo.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a ingestão diária de cinco porções de 80 gramas cada de frutas, verduras e legumes, para que as quantidades necessárias de vitaminas e minerais sejam obtidas. Isso porque esses alimentos ajudam a evitar diversas doenças e prevenir a obesidade. No entanto, os níveis reais de consumo continuam abaixo dessa meta na maior parte dos países da Europa e também no Brasil.
Segundo escreveram os autores desse estudo no artigo, o ambiente do lar é um fator importante, pois é onde os hábitos alimentares se desenvolvem, e onde os pais, que são quem mais influenciam a qualidade da dieta dos filhos, dão os exemplos a serem seguidos.
            Participaram da pesquisa mais de 2.000 crianças com idade média de oito anos que estudavam em 52 escolas primárias de Londres. Os pais responderam questionários sobre a alimentação de seus filhos, a frequência com que as refeições em família eram realizadas e a quantidade de frutas e verduras que os próprios pais consumiam.

CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Family meals can help children reach their 5 A Day: a cross-sectional survey of children’s dietary intake from London primary schools

Onde foi divulgada: periódico Journal of Epidemiology and Community Health

Quem fez: Meaghan S Christian, Charlotte E L Evans, Neil Hancock, Camilla Nykjaer e Janet E Cade

Resultado: Crianças cujos pais afirmaram que comem juntos “às vezes”, consumiram 95 gramas por dia a mais do que aquelas que nunca comem com os familiares, o que equivale a 4,6 porções. Já aquelas que sempre fazem as refeições em família consumiram 125 gramas de frutas e verduras a mais diariamente, atingindo a quantidade recomendada de cinco porções.



Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/crianca-que-faz-refeicoes-em-familia-come-mais-frutas-e-verduras

Nenhum comentário:

Postar um comentário