Páginas

domingo, 21 de abril de 2013

Beterraba pode reduzir a pressão arterial


Beterraba contém nitrato, substância usada em drogas contra pressão arterial alta
Foto: Fábio Seixo/ 03-11-2010



  Suco de beterraba pode reduzir a pressão arterial em torno de 7%, segundo um pequeno estudo publicado no periódico “Hypertension”. Cientistas acreditam que o nitrato presente na beterraba amplia os vasos sanguíneos, ajudando o sangue a fluir mais facilmente. Atualmente, pessoas com dor no peito, ou angina, usam drogas que contém nitrato para amenizar os sintomas.
  A pesquisa envolveu oito mulheres e sete homens com pressão entre 140 to 159 milímetros de mercúrio (mm Hg), sem outras complicações médicas e que não ingeriam medicamento de controle. Os participantes beberam 250 mililitros do suco ou água (placebo) e tiveram a pressão monitorada por 24 horas. Comparado com o grupo de placebo, os participantes que beberam suco de beterraba tiveram a pressão arterial sistólica e diastólica reduzidas em média em 10 mm Hg, mesmo depois que os níveis de nitrito no sangue voltaram ao normal. O efeito foi mais acentuado ocorreu entre três a seis horas depois de beber o suco, mas ainda teve resultado até 24 horas depois.
  Os pesquisadores, A Escola de Medicina e Odontologia de Londres, que têm estudado a relação da beterraba com a pressão arterial há anos, acreditam que mais estudos ainda são necessários. Eles advertem, por exemplo, que uma consequência de beber o suco de beterraba é que a urina pode ficar rosa.
  Grandes concentrações de nitrato também são encontradas no aipo, couve, outros vegetais e folhas verdes, como espinafre e alface. O suco de beterraba utilizado no estudo continha cerca de 0,2g de nitrato, níveis encontrados em uma grande bacia de alface ou duas beterrabas.
- Ficamos surpresos com o quão pouco nitrato era necessário para fazer um efeito tão grande - comentou a autora do estudo e professora de farmacologia vascular na Faculdade de Medicina de Londres, Amrita Ahluwalia. - Nossa esperança é que um aumento da ingestão de vegetais com alto teor de nitrato na dieta, tais como folhas ou beterraba, pode melhorar a saúde cardiovascular.
  Ela ressalta, entretanto, que as descobertas ainda são preliminares para sugerir uma dieta baseada no consumo de suco de beterraba:
- O estudo mostra que, em comparação aos indivíduos com pressão arterial normal, menos nitrato é necessário para produzir a redução na pressão arterial. No entanto, ainda é incerto se este efeito é mantido a longo prazo.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/saude/beterraba-pode-reduzir-pressao-arterial-8125235#ixzz2R4DQbU1y 

Nenhum comentário:

Postar um comentário